quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aprenda a se mover em Combate!

 

Progressão no campo de batalha.
  • Para onde vou?
  • Por onde vou?
  • Como vou?
  • Quando vou?
DESLOCAMENTO SEGURO: Progressão no campo de batalha
Em todo jogo existem objetivos a serem conquistados (deathmatch, capture the flag, proteção do V.I.P, etc) e para a busca e cumprimento desses objetivos,  existe a necessidade do deslocamento dos jogadores pelo cenário/ mapas. Tal deslocamento deve ser sempre realizado da forma mais segura possível, pois assim ele certamente terá maiores chances de concluir com êxito sua missão.
Para tal, o jogador deve saber como se comportar e como realizar o deslocamento mais seguro possível, e para que isso seja realizado ele deverá sempre fazer a si mesmo 4 perguntas antes de se movimentar, que são:
1) Para onde vou? – Partindo da premissa o jogador esteja  em uma posição segura e deseje se movimentar, este  deverá saber exatamente para  ONDE deseja ir.
Para o ato de se deslocar no campo de batalha, da-se o nome de LANÇO.


Ex.: Jogador observa para onde vai, se o LANÇO será mais curto ou longo. Isso é de fundamental importância pois poderá significar estar seguro em um abrigo sólido (um muro, por exemplo), ou em um local que não ofereça a proteção adequada (uma frágil caixa de madeira)
2) Por onde vou? – Saindo do ponto A para o ponto B, o jogador pode ir em linha reta, usando a técnica “leap frog” (de obstáculo a obstáculo) ou até mesmo dar a volta no mapa (o que é obviamente mais demorado, mas pode ser a diferença entre vencer e perder) por isso ele deve saber que caminho percorrer para alcançar seu objetivo.

Ex.: 1) Jogador sai do ponto A (estrela) para o ponto B (círculo) em apenas uma ação em linha curva.

Ex.: 2) Jogador sai do ponto A (estrela) para o ponto B (círculo) em 4 lanços retos. (Ponto de ônibus / Torre / Carro / Coqueiro)


3)  Como vou? – Para sair do ponto A para o B, ele pode ir correndo, andando, agachado, pulando ou até mesmo rastejando, afinal tudo dependerá das condições (segurança) daquela área no momento da ação, e obviamente das possibilidades do jogo.

Ex.: 1) Jogador (sniper) realiza deslocamento deitado /rastejo até o local desejado para não ser detectado.

Ex.: 2) Jogador (sniper) realiza deslocamento agachado (linha vermelha) até o local desejado. Repare nas linhas coloridas e nas proporções caso deslocamento fosse de pé (linha amarela) ou deitado /rastejo (linha verde)



4) Quando vou? – Nem sempre a hora desejada é a hora certa de realizar o deslocamento. Por muitas vezes no ambiente em que se está, temos confrontos entre os jogadores onde tal deslocamento “fora de hora” poderá decretar a morte do jogador.

Ex.: 1) Jogadores “alvo” (setas vermelhas) se deslocam em momento inadequado, estando cada um deles sob a mira dos fuzis dos snipers.



Ex.: 2) Jogador “alvo” (seta vermelha) se desloca em momento inadequado, estando sob a mira de 3 jogadores adversários!
Creio que agora, a parte relacionada ao deslocamento esteja melhor explicada, e mesmo em jogos mais “frenéticos” como Call of Duty Modern Warfare 1 e 2, HALO e Killzone 2 esses procedimentos possam ser utilizados, e em jogos mais táticos como GRAW e SOCOM, certamente serão de fundamental importância para o sucesso da missão.

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