sexta-feira, 7 de junho de 2013

Reporte!

Fazer relatório de avistamentos ou contatos contra alvos ou objetos no jogo é essencial para que o grupo e o líder possam saber de onde as ameaças estão se formando. Basicamente, um anúncio de contato ou relatório, implica na definição dos seguintes pontos chaves:


  • Alerta
  • Direção
  • Distância
  • Descrição



Alerta



O alerta ou aviso, que pode ser de até duas palavras, a primeira e mais importante é "Contato"! ou talvez "Alvo" ou "Referência" . A segunda palavra pode ser áudio, luz de disparos, Fumaças, Poeiras (indicando circulação de veículos), Inimigos, Amigos, direção de bússola, motores, árvores etc.

Exemplos:

"Contato, somente áudio; veículo a 800m, blindado"
" Alvo, 3 horas, distância média, elevação 10 graus."



Direção




Quando a referência é sua coluna de soldados


Existem basicamente 2 formas de você indicar a direção do contato caso você esteja marchando junto com uma coluna de soldados ou veículos em uma dada direção, são elas :
  • Para uma indicação não muito precisa porém mais funcional e rápida, informe as horas , sendo 12 ou Zero horas, imediatamente à frente da equipe em marcha, e 6 horas se localizando na direção contrária por onde todos avançavam. Obviamente 3 horas se refere à sua direita e 9 horas à sua esquerda.
  • Informe os graus baseado no relógio caso queira identificar mais precisamente de onde parte uma ameaça, bem usada para alvos a média e longa distância. Pode-se usar as armas embutidas nos veículos ou até equipamentos de mão como a bússola para se obter com mais precisão estes valores.
Exemplos:

- "Contato , áudio, às 3 horas , 300m, veículo blindado"
- "Contato de luz, 90 graus , 50m, incêndio"


Quando a referência é algum objeto ou coisa ou construção

Tudo que foi falado na questão anterior também se aplica a esta questão, porém a referência não é mais o seu pelotão, e sim algum objeto ou coisa ou construção fora do raio de posicionamento da equipe. A referência deve ser falada logo em seguida a primeira frase de contato, exemplo:


- "Alvo; 275 graus; Elevação 10graus; Tank; 1500m!"
- "Referência; celeiro branco , 270 Graus, na extremidade esquerda da cerca"







Distância

Existem algumas formas de se determinar a distância de um alvo:


- Imprecisa: Podemos para efeito de rapidez mas com alta imprecisão, designar a distância em apenas 3 palavras, curta, média e Longa.
  • Curta, o alvo está muito próximo do ponto de referência, distâncias menores até 100 metros denotam ameaça grave, caso o alvo em questão seja um inimigo
  • Média, o alvo está a partir de 100 metros até 300 metros, e deve ser vista com atenção num primeiro momento
  • Longa, o alvo está a partir de 300 metros
- Exata: Pode-se usar binóculos especiais que medem a distância do alvo para obter com precisão tal valor. Isso ajuda muito a artilharia e ou tropas que usam tiro de longa distância. Aparelhos como SOFLAM e Vector são usados. Pode-se usar a tecla de espaço para visualizar rapidamente a distância exata a qualquer tempo no jogo, porém somente nos modos de jogo de maior facilidade, o uso desta tecla não é recomendado.



- Mapa: Pode-se usar o mapa para calcular com relativa precisão a distância entre dois alvos, quando você maximiza o ZOOM no mapa, cada quadrante equivale a 100 metros, quando você minimiza o ZOOM, cada quadrante vale 1000 metros. Contando os quadrantes, se tem um valor aproximado das distâncias entre dois alvos.


- Feeling: Com o tempo, passamos a ter uma boa noção das distâncias aproximadas só de olhar para os objetos de alvo, mas isso só vem com o tempo e treinamentos.




Descrição

A descrição do contato deve ser objetiva e simples, exemplo são:
  • Infantaria, Blindado, Veículo , Bunker, trincheira,etc.

Tamanho e ameaça devem ser citados, exemplos:
  • Pelotão, Snipers, Anti tanque, Compania,etc.

O que o inimigo está fazendo, exemplos:
  • Se movendo da esquerda para direita, avançando, recuando,etc.

Estado situacional do inimigo:
  • Ciente, não ciente, desconfiado, relaxado, atirando,etc

Caso você esteja fazendo algo a respeito do contato, relate, exemplo:
  • Observando, em supressão, etc.



Exemplo:


- "Contato, duas horas, 300 metros, esquadrão de 6 RPGs e atiradores, se movendo da esquerda para a direita, não cientes, estou observando."


- "Contato, 9 horas, curta, pelotão , se movendo da nossa direção , cientes e atirando, em supressão."





Com a prática e o tempo, estes relatórios de contato passam a ser quase que automáticos, e contribuem em muito para a sobrevivência da equipe no campo de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário