terça-feira, 25 de junho de 2013

Generalidades sobre as Munições do CC Leopard I do EB


Tiro 105mm APDS-T
A – A APDS-T é o principal projétil Anti-Carro da VBC Leopard.
B – Segurança:
1 – Tempo de Paz – É proibido o tiro quando o pessoal se encontra exposto dentro da zona que se estende sobre uma profundidade de 1000m a partir da boca do canhão sobre uma largura de 70m em ambos os lados e a partir da linha de tiro.
2 – Tempo de Guerra – Esta munição será atirada mesmo se o pessoal amigo se encontrar exposto à frente da VBC; se possível, será prevenido a colocar-se em posição abrigada, antes da abertura de fogo.
Tiro 105mm HEAT
A HEAT é o projétil Anti-Carro complementar ao APDS-T. Ele é utilizado quando o APDS-T não é eficaz, em particular contra a face dianteira das torres dos carros pesados. O HEAT-T tem também um efeito explosivo e pode ser empregado contra objetivos não blindados.
OBS.:
1 – Os efeitos de perfuração são bastante análogos aos da APDS-T.
2 – A probabilidade a acerto no alvo no 1º tiro é bem menor que com a APDS-T principalmente acima de 1500m.
Tiro 105mm HEP-T
A – A HEP-T é essencialmente um projétil Anti-Pessoal e Anti-Material não blindado ou levemente blindado.
B – Ela pode, entretanto, ser utilizada como munição Anti-Carro, em caso de urgência ou de necessidade. Por exemplo, quando um Carro de Combate inimigo aparecer repentinamente dentro do alcance e quando:
– o canhão d Leopard já se encontra carregado com a HEP-T
– ou que não há nenhuma outra munição Anti-Carro embarcada ou ao alcance da mão.
C – Tendo em conta a velocidade reduzida da HEP-T, o tiro sobre alvos móveis com esta munição é dificultado acima de 1000m e contra objetivos que se movam rapidamente. Dentro dessas circunstâncias, é preferível utilizar a HEAT-T.
Tiro 105mm Fumígeno (WP)
A – Este projétil permite principalmente incendiar as zonas do terreno e material inimigo exceto Carros de Combate e demarcar alvos. Será sobretudo empregada para ocasionar os incêndios.
B – Não se pode utilizar:
1 – Para a criação imediata de uma reação fumígena a curta distância ao abrigo do qual o carro de combate amigo possa se desdobrar para uma posição de tiro mais favorável ou ocultar-se. Os lança-fumígenos da torre são reservados a este emprego.
2 – para a criação de cortinas de fumaça densas e de longa durabilidade do qual os Tiros 105 mm Fumígenos (HC)é previsto.
Tiro 105mm Fumígeno (HC)
A – Esta munição não se encontra mais como orgânica da VBC, porém ainda existem estocadas nas reservas regimentares. Ela é fornecida segundo as necessidades de um Esquadrão de Carros de Combate encarregado de criar uma cortina de fumaça densa e de suficiente durabilidade.
B – O tiro desta munição é feito com instrumentos de tiro indireto com clinômetro e tabela de tiro.
Tiro 105mm de treinamento
A – O Tiro 105mm DS-T – O DS-T é utilizado em treinamento como projétil em substituição APDS-T. Sua balística é + idêntica a da APDS-T em distâncias inferiores a 1500m. Ela não tem possibilidade de perfuração Anti-Carro.
B – Tiro 105mm HEAT-T inerte – O HEAT-T inerte é utilizado como treinamento mesmo contra alvos móveis como substituição a HEAT-T. Sua balística é idêntica a da HEAT em qualquer distância.
Princípios de Emprego
Generalidades concernentes ao emprego
A – A escolha da munição é uma responsabilidade do Cmt CC.
B – A abundância e a complexidade dos fatores a serem apreciados pelo Cmt CC para decidir a escolha, não permite estabelecer regras rígidas.
C – O Cmt CC terá todas vezes e sempre em memória os grandes princípios abaixo.
Princípios de emprego
A – Em razão da fraca dotação de APDS-T e tendo em conta do feito que esta munição alcança a alça de combate da mais elevada, é desejável reservar esta munição para engajar os objetivos blindados médios e pesados que se apresentarem a uma distância inferior a 2000m.
B – A APDS não será utilizada contra um blindado pesado acima de 2000m, contra um blindado médio acima de 2500m (potência de perfuração insuficiente).
C – Um alvo móvel não será engajado
Acima de 2000 m com Mun APDS ou HEAT
Acima de 1000 m com Mun HEP
A probabilidade de acerto é muito pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário